Final do Ensino Médio, hora de escolher faculdade, curso, profissão. Nessas horas dá aquele desespero e é preciso ter cuidado para não se precipitar e fazer escolhas erradas. Além disso, com o vestibular não se brinca e, se você acha que não está preparado o suficiente, que tal testar seus conhecimentos? É para isso que serve o Exame Nacional do Ensino Médio: para que você tenha uma auto-avaliação de seu desempenho antes do temido vestibular.

O Exame completou dez anos de vida em 2008, firmado como a maior avaliação do gênero da América Latina e uma das maiores do mundo. A prova é avaliativa do desempenho dos estudantes que concluíram o ensino médio no ano da prova ou em anos anteriores. Desde que foi criado, em 1998, até hoje, o número de participantes do Enem aumenta gradativamente e, com isso, o reconhecimento do exame como importante ferramenta avaliativa também cresce.

O principal objetivo do Enem é essa avaliação das habilidades e competências dos estudantes, mas, um ponto importante talvez seja a sua diferença das provas comuns de vestibular: A prova do Enem é contextualizada e interdisciplinar, exigindo do candidato menos memorização excessiva dos conteúdos e mais demonstrações de sua capacidade de “como fazer”, colocar em prática os conhecimentos adquiridos nos anos de ensino médio. Ao contrário do “decoreba” comum dos vestibulares, a prova do Enem faz com quem o aluno pense, raciocine e formule respostas de acordo com o que aprendeu e vivenciou.

ProUni

O Enem foi estruturado a partir dos conceitos presentes na atual Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, que reformulou o ensino médio no Brasil, tornando-o etapa conclusiva da educação básica e porta de entrada para a educação superior no Brasil.

Outra vantagem do Exame é que mais de 600 Instituições de Ensino Superior (IES) pelo Brasil utilizam seus resultados como complementação de seus processos seletivos (algumas até substituem o vestibular pelo Enem como processo seletivo), o que acaba sendo um atrativo a mais para os estudantes participarem do Enem.

Além disso, outro grande incentivo é o ProUni – Programa Universidade para Todos – , que ajudou a popularizar o Enem desde que foi implantado em 2005. O ProUni é um sistema de benefício aos estudantes de baixa renda que não têm condição de pagar uma faculdade particular. Em 2010, o programa ofereceu 85.155 bolsas.

O Programa distribui dois tipos de bolsa, a bolsa integral, para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até um salário mínimo e meio, e a bolsa parcial de 50% para estudantes que possuam renda familiar, por pessoa, de até três salários mínimos.

O que eu posso fazer com a média do Enem 2011?

Muitos sabem da importância do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) para os estudantes hoje em dia. E como, infelizmente, em nosso país, o sol não nasceu para todos, o principal objetivo da maioria dos estudantes que fazem o Exame atualmente é tentar conseguir uma bolsa universitária.

Mas pouco se fala sobre a real forma de se utilizar a média do Enem, além do ProUni (Programa Universidade Para Todos). Até porque, para participar do ProUni, não é preciso apenas ter feito a prova mais recente do Enem. O Programa reserva bolsas para candidatos que tenham estudado todo o ensino médio em escolas públicas ou particulares com bolsa integral de estudos e que possam comprovar carência financeira.

Não podem participar do ProUni estudantes egressos de instituições conveniadas com governos estatais, municipais e outros órgãos (como escolas do SESI ou do SESC), além de colégios que cobrem qualquer tipo de mensalidade, por mais simbólica que seja (mesmo que seja de R$ 1, por exemplo).

Deste modo, muitos estudantes ficam de fora do ProUni, por ter estudado em uma das escolas citadas acima, ou mesmo em instituição particular com bolsa parcial (apenas um desconto na mensalidade). Mas isso não quer dizer que estes alunos não sejam carentes ou que não necessitem de uma ajuda a mais do Enem.

Bônus

É para isso que muitas universidades incluíram o aproveitamento da média do Enem em seus processos seletivos. Na maioria delas a média do Enem funciona como bônus na nota do Vestibular e, em algumas, pode até substituir uma das fases do concurso.

Cada instituição utiliza a média do Enem de um jeito e você pode conferir como isso acontece nos artigos abaixo. Separamos as cinco formas usadas pelas universidades.

Ah, mas, em todos os casos, uma coisa é imprescindível: o bom desempenho no Enem. É preciso ter se saído bem no Exame pra conseguir o benefício e uma ajuda no Vestibular!

Fonte: Brasil Escola

Um comentário em “Curso preparatório Enem e Vestibular