Proteja o seu computador fazendo uma verificação completa em busca de vírus com uma ferramenta elegante e gratuita.

Tutorial em vídeo de como instalar Avast free-Antivirus 8.0



Tutorial do baixaki de como instalar Avast free-Antivirus 8.0

avast! Free Antivírus 8 é um aplicativo para realizar uma verificação no seu computador em busca de vírus e outras ameaças virtuais.

O principal objetivo do programa é combater infecções que estejam instaladas na máquina, além de prevenir novas contaminações por meio da proteção em tempo real.

Esta é uma versão de testes do programa e ela permanece disponível gratuitamente para você, porém com restrições com relação à versão completa do aplicativo.

Instalação e registro

Ao começar a instalação do programa, logo no início do processo, ele pergunta se você deseja instalar o antivírus ou o a suíte de segurança (Avast! Internet Security). A primeira opção traz apenas a proteção contra vírus e pragas virtuais, enquanto a segunda oferece itens de segurança adicionais para o computador e está gratuita para testes por um período de 30 dias.

Escolhendo o antivírus

Para instalar o antivírus, clique no botão “Instalar o Avast! Free antivírus” e prossiga com a instalação normalmente. Ao final, o programa solicita que você registre o produto e é possível tanto fazê-lo criando uma conta com o seu email ou o seu login do Facebook, clicando na alternativa que esteja de acordo com o que você quer fazer.

Tela central

Ao entrar no programa, a tela principal é aberta, apresentando todos os módulos de funções da Avast! na forma de botão. Por meio dessa tela, você pode entrar diretamente na função de verificação do computador, clicando em escaneamento. Se você clicar na aba ao, lado, “Segurança”, é exibido na tela o estado do computador (em “Resumo”).

Tela inicial do programa

Em “Estatísticas”, você pode ver um gráfico das atividades exercidas pelos módulos do programa, apenas selecionando aquele que você quiser ver.

Verificando o computador

A busca de vírus pode ser acessada tanto a partir da tela inicial, como já citado, como na aba “Segurança”, por meio da alternativa “Antivírus” (na opção “Escanear”). O programa oferece cinco tipos de verificação. Por meio do “Escaneamento rápido”, você pode fazer uma varredura apenas dos setores críticos do computador, tomando menos tempo.

“Escaneamento completo do sistema” oferece a análise profunda do computador. Esse procedimento costuma demorar um pouco mais, mas vale a pena executá-lo de tempos em tempos para garantir a segurança da máquina. Caso deseje, também pode verificar apenas dispositivos de armazenamento externos (pendrives e HDs externos, por exemplo), na opção “Escaneamento da mídia removível”.

Iniciando uma verificação

 

Da mesma forma, também é possível varrer apenas diretórios específicos (em “Selecione uma pasta para escanear”) ou agendar a verificação para quando o computador for reiniciado (por meio da opção “Escaneamento ao reiniciar”). Independente da opção escolhida (com exceção da última, que gera um agendamento), após clicar no botão do processo, a análise é imediatamente iniciada.

O andamento da operação pode ser acompanhado em tempo real por meio da exibição de uma barra de progresso e dos arquivos que estão sendo rastreados. Ao final do procedimento, o programa exibe uma lista com os resultados. Se houver alguma ocorrência, você pode selecioná-la e solicitar que o programa tome a ação necessária para resolver o problema.

Update de programas

No setor de segurança, também está disponível uma ferramenta para você atualizar os programas instalados no computador. Essa função é acessada por meio do botão “Software Updater” e, logo ao clicar no botão citado, você pode observar que o aplicativo monta uma lista com todos os programas instalados no computador.

Software Updater

Em cada item você pode observar o seu estado (atualizado ou não) e sempre que houver alguma atualização pendente, é possível clicar em “Corrigir”. Isso faz com que você acesse a página do desenvolvedor da aplicação e, possa baixar a versão mais recente do programa.

Outras ferramentas

Este aplicativo também conta com ferramentas adicionais que podem ser encontradas por meio do botão “Ferramentas”. Ali, você encontra funções para fazer uma limpeza no seu navegador (para retirar material publicitário) e um aplicativo para fazer o bloqueio de sites suspeitos (uma espécie de função para montar uma “lista negra”).

Além disso, você também pode contar com uma aplicação para o acesso remoto, por meio da alternativa “AccessAnywhere”.

Leia mais em: http://www.baixaki.com.br/download/avast-free-antivirus-8.htm#ixzz2YBXlozmc